Criar um Site Grátis Fantástico




Total de visitas: 1510

DICAS PARA QUEM VAI VIAJAR PARA O CHILE

DICAS PARA QUEM VAI VIAJAR PARA O CHILE



 fotos Cida Alves 

Moderna e charmosa, Santiago impressiona seus visitantes antes mesmo da aeronave pousar em terra firme. Da janelinha do avião, o espetáculo da Cordilheira dos Andes e sua imensidão de picos desperta olhares atentos . Já dá para se ter uma pista do visual que cerca a cidade. A capital chilena é um dos destinos mais desenvolvidos da América do Sul.

 

 

 

    10 dicas imperdíveis para você viajar tranquilo para o Chile

                     Está programando uma viagem para o Chile? Com essas informações sua viagem vai ser ainda melhor

                                               

1. Passaporte

Você não precisa de passaporte nem visto para entrar no país, apenas da carteira de identidade em bom estado de conservação (de preferência com menos de 10 anos de uso). Mas se quer ficar no Chile para morar ou trabalhar aí sim precisa do passaporte. A viagem é rápida saindo de São Paulo, são 4 horas de vôo.

Se vai embarcar com criança ou adolescente acompanhados de apenas um dos pais é indispensável ter a autorização de viagem internacional de criança e adolescente com firma reconhecida em cartório, é só imprimir, assinar e reconhecer firma, lembrando que deverá ser uma autorização por cada crianças em duas vias cada. 

Passaporte brasileiro

2. Dinheiro

A moeda no Chile é o peso Chileno e para fazer a conversão para o real, você divide por 1000 e multiplica por 5, que terá o valor aproximado em real. Por exemplo, um almoço que custa $5.000 pesos chilenos, em real 5×5= R$25,00  (tira os 3 zeros e multiplica por 5). Não se esqueça de que em cima deste valor tem os 6,38% do IOF para quem paga com cartão de crédito. É valor aproximado mesmo, porque multiplicando por 5 é como se o peso chileno fosse 200 e na verdade está na faixa de 180.

Atualmente tem sido melhor fazer a troca do dinheiro aqui em Santiago. Logo que você desembarca no aeroporto tem casa de câmbio, mas como a cotação não é muito boa, vale trocar somente um pouco para lanche, água e pagar o taxi e o restante na Rua Augustinas – Centro de Santiago, que tem várias casas de câmbio com melhor oferta.

 3. Bancos

Os bancos que tem no Brasil e aqui no Chile são: Itaú, Santander e uma agência do Banco do Brasil. Mas não são interligados com esses mesmos bancos no Brasil. Se você habilitar seu cartão de crédito e débito para saque no exterior, vai pagar uma taxa de R$20,00 a cada retirada no caixa eletrônico.

4. Tomadas elétricas

A tomada aqui no Chile é de 3 pinos.

Tomada chilena

A tomada brasileira de 2 pinos encaixa perfeitamente, a de três não. Mas atenção! A voltagem é  de 220. Então, mulheres que estão pensando em trazer secador de cabelo ou chapinha, se for de 110 volts, esqueçam.

5. Segurança

Um golpe que tem acontecido com frequência,  é a adulteração do taxímetro. O “espertinho” percebe que é turista e altera a forma de cobrança. O certo é o táxi partir marcando $300 pesos no taxímetro e a cada 200 metros subir $130 pesos, mas com o taxímetro adulterado, sobe mais e a corrida sai muito mais cara. Quando é questionado, dá uma desculpa qualquer, como por exemplo: “É que nesse horário é bandeira 2.” Mas é mentira, aqui em Santiago não existe isso, o valor do táxi não varia de acordo com dia ou horário.

Outro golpe também muito comum acontece no momento de pagar a corrida. O taxista fala o valor e você entrega a nota. Ele recebe uma nota de 20 ou 10 mil pesos e fala que recebeu uma de valor mais baixo, como 2 mil ou 1 mil. O ideal é você entregar a nota e certificar com o taxista dizendo: Aqui estão 10 mil pesos. 

A recomendação é utilizar táxi de agência ou indicados pelo hotel, ou ainda chamar pelo aplicativo Easy Táxi. Aqui também tem funcionado bem o Uber . Não precisa reinstalar o aplicativo no seu celular, o mesmo aplicativo daqui serve lá.

Muito cuidado nos principais pontos turísticos como Shoppings , Parque Arauco, Pátio Bellavista, Mercado Central e outros. Os taxistas sabem que são turistas e aproveitam para aplicar golpes.

 

6. Uso de protetor solar e labial

Tanto no verão como no inverno é muito importante usar protetor solar e labial e muito creme hidratante. Santiago tem um clima bastante seco e o ar é muito poluído. Chegando lá você já vai sentir seus lábios “rachados” e a pele seca. Por isso é muito importante o protetor solar, labial e creme hidratante. As mulheres podem abusar dos cremes de cabelo, aqui o cabelo fica muito ressecado.

7. Vacinas

Não é exigido nenhum tipo de vacina para entrar no Chile, então não é necessário ter o Certificado Internacional de Vacinação.

 

8. Passeios/Tours

Existem várias empresas de turismo que oferecem pacotes para vinícolas, Valparaíso, Viña Del Mar, Valle Nevado, Cajón del Maipo e outros. Muito cuidado ao contratar agências, é bom pedir informação na recepção do hotel para não “cair em furadas”, o barato pode sair caro.money-mouth

Para ver a cidade toda e se o tempo for curto, tem o ônibus de turismo da turistik. O ônibus circula e para nos principais pontos turísticos. Você pode descer, passear, tirar fotos e pegar o próximo ônibus para continuar o passeio.

Ônibus da turistik para passeios nos pontos turísticos

 

9. Qual melhor período para conhecer a neve?

Geralmente a neve aparece  de junho até quase final de  setembro. Mas dependemos da mãe natureza, então é um pouco imprevisível. São quatro estações de neve próximas à Santiago: Farellones, Colorado, La Parva e Valle Nevado.

Se sua intenção é só se divertir e conhecer a neve, o ideal é parar em Farellones, a estação tem tobogã e tirolesa, que fazem a diversão da galera, e dá para fazer uma visita rápida as outras para tirar fotos. Mas se quer esquiar o melhor é subir para Colorado ou Valle Nevado, escolha uma e fique nela, o que não dá é querer ir um pouquinho em cada, assim não aproveita nada.

  • As agências de turismo oferecem de tudo, passeios, roupas e equipamentos, montam o pacote de acordo com o que você quer.
  • Essa foto eu copiei da internet, quando fomos para lá não fomos para o Valle Nevado. embarassed

      

  • Portillo

10. Melhores bairros para se hospedar

Depende do que você procura. o bairro Providencia, tem vários comércios, restaurantes, fica pertinho do Shopping Costanera e tem fácil acesso ao metrô. Na minha opinião é o melhor para turistas.

  • Outra opção é Las Condes, o bairro é lindo e super moderno, com edifícios enormes e é bem empresarial. Também tem bons restaurantes, mas dependendo do local não tem estação de metrô por perto.
  • Centro de Santiago, dá para fazer muita coisa caminhando, perto de vários pontos turísticos, casas de câmbio e comércio. Muito movimento durante o dia, mas a noite é  bem parado. Pertinho do Centro está o bairro Lastarria, que é lotado de bons restaurantes e bem movimentado. E tem o Bellavista, que também é um bairro bem movimentado, tem várias universidades e mutos bares, então tá sempre cheio. Para quem gosta de agito, esse bairro é ideal. Aqui tem o Pátio Bellavista, que é um shopping de restaurantes e bares.

 

Viña del Mar –  como as pessoas costumam falar, é a cidade de veraneio para onde correm muitos chilenos, e principalmente santiaguinos, quando as temperaturas estão quentes. Banhada pelo Oceano Pacífico, a cidade tem praias (infelizmente de águas geladas), bons restaurantes, bares e cassinos. Para quem fica vários dias em Santiago, pode valer a pena passar uma noite na cidade e curtir o clima alegre da orla. Há sempre algum brasileiro fazendo a típica foto de “coloquei o pé no Pacífico”.

 foto Cida Alves

         


O passeio até Valparaíso e Viña del Mar costuma ser um bate e volta com saída de Santiago do Chile. Como as cidades são pequenas e coladas uma na outra, dá para conhecer o melhor das duas em apenas um dia.  

     

Valparaíso é uma graça e sua marca são os morros íngremes (cerros) com vista para o Oceano Pacífico, onde ficam penduradas muitas casinhas antigas e coloridas, de influência inglesa, espalhadas por um emaranhado de ruas e ruelas tortas e amontoadas.Você nota que a cidade não foi nada planejada. Mas apesar desse caos, tudo funciona muito bem e a cidade é um charme.  

                                                                                                                           

     

Vale lembrar que um “souvenir” muito comum para comprar no Chile são os vinhos; e para isso os supermercados são imbatíveis. Nos supermercados você encontra vinhos e outros comes e bebes que podem ser interessantes adquirir pelos preços atrativos ou por simplesmente não serem encontrados com facilidade no Brasil. Cuide para não trazer produtos de origem vegetal ou animal, que são proibidos e podem ser confiscados pela vigilância sanitária brasileira.  E falando de vinhos, Como água para chocolate, um lugar que fomos a noite e gostamos muito, é um restaurante muito especial de Santiago e vale a pena conhecer, mesmo com fila de espera. O lugar tem um ambiente bastante diferente do que se vê nos restaurantes brasileiros, cheio de mesinhas próximas umas das outras, música ao vivo e ótimos vinhos. É um lugar visitado por turistas o tempo todo e não vai ser difícil encontrar alguns brasileiros por lá.

           

 

 O Parque Bicentenário foi inaugurado em 2007, ocupando 30 hectares de área.Hoje ele atrai cerca de 24 mil visitantes por mês para passear, fazer esportes e aproveitar tudo o que ele tem a oferecer. Dentre seus espaços, encontram-se grandes áreas verdes, parques para crianças, locais para exercícios, trilhas para caminhadas, lagos com animais… onde você também pode caminhar e sentar em algum de seus bancos, para apreciar a vista do parque e das cordilheiras. O parque todo é muito bem cuidado, com grandes áreas de gramados e muitas árvores: são mais de 4.000, dentre elas muitas espécies nativas. Uma das mais bem cuidadas é a Palma Chilena, que tem, inclusive, um projeto de preservação.